BIO

Fred Andrade, Pernambucano é compositor, guitarrista, violonista, graduado em música pela UFPE e Mestre em criação e execução musical pela Universidade Federal da Bahia.

 

Possui em seu currículo inúmeras apresentações acompanhando vários artistas, tais como: Elba Ramalho, Dominguinhos, Quinteto violado e Naná Vasconcelos. Com uma vasta experiência em gravações de trilhas para cinema e jingles, o músico recebeu por dois anos consecutivos os prêmios de melhor Dvd e Cd categoria instrumental de Pernambuco.

 

Em 2000 lançou seu primeiro álbum, Ilusões a granel, em 2005 foi a vez de um CD focado em frevos, chamado Guitarra de Rua, 2006 concluiu e lançou o Farra de Anjo, (trabalho que contou com a participação de muitos convidados da cena instrumental nacional), e em 2009 o CD Pele da alma. Durante este período, mais precisamente no ano de 2002 lançou um CD em parceria com o baterista Ebel Perrelli chamado Projeto Mandinga.Com Perrelli, também gravou o DVD Mandinga (Duo) 2012. Hoje, além da carreira como solista o músico faz parte do Sexteto Noise Viola que possui dois discos e dois Dvd´s.

 

Alguns dos seus trabalhos mais recentes são: Umbral (violão solo), Sacrifício pela fé (guitarra solo), o cd  Infinito, produto resultante da sua pesquisa do mestrado, o cd Um dia, em parceria com o grupo sergipano Membrana e o Cd ¨Distantes¨, onde compôs peças para duos e convidou vários músicos de todo o Brasil para as gravações. Além disso, possui dois livros de transcrições de suas peças, realizadas por Ricardo Vieira, seu parceiro em várias jornadas musicais. São eles: ¨A Suíte dos meios tons¨e ¨Avulsas¨.

 

Foi com toda essa bagagem que Fred circulou em três turnês internacionais realizando Master classes e apresentações em Conservatórios de Paris, Valencia, Madrid, Amsterdã, Lisboa, Aveiro, Buenos Aires, Montevidéu e Santiago do Chile.

 

Fred foi professor efetivo do Conservatório Pernambucano de música por vinte e dois anos e hoje leciona na Universidade Federal de Sergipe.